Enologia

Tenho o prazer de assinar os vinhos da Vinolive há cerca de 2 anos, perante o repto que me foi lançado nessa altura nunca hesitei, pois desde sempre achei e continuo a achar que a Beira Interior terá uma sábia palavra a acrescentar ao panorama vitivinícola nacional nas próximas décadas.

Graças às condições edafo-climáticas únicas da região, principalmente as grandes amplitudes térmicas que se verificam entre os invernos agrestes com frio e neve e os verões quentes e secos em que se atingem elevadas temperaturas durante o dia e temperaturas relativamente baixas durante a noite, conferem tipicidade aos vinhos.

Os nossos néctares nascem e principalmente são afinados neste clima frio e seco o qual permite uma intervenção minimalista ao nível da Adega, proporcionando vinhos autênticos, mas com pendor também comercial.

Ao nível de castas temos ao longo do tempo aprimorado os nossos lotes através do uso de castas típicas como o Arinto, Touriga Nacional e Trincadeira, mescladas com castas internacionais com provas dadas de qualidade como seja o caso do Chardonnay ou Alicante Bouschet.

Os vinhos brancos possuem grande exuberância aromática e muita frescura.

No caso dos tintos, sobressaem aromas complexos a fruta vermelha e especiarias, aliados a uma frescura marcante.

Convido todos a provar e saborear connosco uma das grandes joias escondidas dos vinhos Portugueses, os Vinhos da Vinolive.